Qualificando a evolução do emprego no Brasil

  • economia

Qualificando a evolução do emprego no Brasil

29.07.2024

Em artigo publicado na edição de julho da revista Conjuntura Econômica , intitulado “Desvendando o emprego”, o Professor da FGV-EAESP e Coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo Nelson Marconi, analisa o crescimento do emprego no Brasil.

Contrastando a evolução dos empregos em três períodos análogos – primeiros trimestres de 2012, 2023, e 2024 – Marconi caracteriza tendências positivas e negativas no mercado de trabalho. Por um lado, o autor destaca o crescimento de empregos em setores com salários relativamente mais baixos, além de um crescimento da pejotização, com empregos de menor proteção social e vínculos menos estáveis. Por outro lado, Marconi aponta para um positivo e tímido crescimento de empregos na indústria de transformação, atividades profissionais, informação e comunicação e saúde, setores com salários relativamente mais altos e maior proteção social.

Marconi ressalta a necessidade de alavancar os setores mais dinâmicos da economia para gerar não somente mais empregos, como também melhores empregos – esses sim capazes de gerar um estímulo a demanda alto o suficiente para impulsionar o crescimento economico do país.

Confira o artigo na íntegra

Ensino