O Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo é um centro de pesquisas da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas destinado à pesquisa e difusão do conhecimento orientado à formulação e análise de estratégias nacionais de desenvolvimento e políticas macroeconômicas que permitam os países de renda média competirem internacionalmente e realizarem o catching up. Defendemos o Novo Desenvolvimentismo como a base para a discussão, desenvolvimento e consolidação dessas políticas e estratégias.
Nosso principal desafio é sermos protagonistas no debate e na construção de estratégias de desenvolvimento para países de renda média, com ênfase para o Brasil e a América Latina, e na elaboração e aprimoramento de instrumentos de política pública que auxiliem nesse processo, considerando que esses países precisam competir internacionalmente e realizar seu processo de catching up em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Embora os pesquisadores do centro reconheçam a importância dos fatores do lado da oferta na determinação do desenvolvimento, seu pressuposto é o de que a restrição principal está do lado da demanda. Segundo, entendem que o desenvolvimento econômico é um processo de mudança estrutural. Por isso, procuram desenvolver uma Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento, e realizar pesquisas que deem aos modelos fundamentação empírica. Essa macroeconomia deve servir de base para que cada país de renda média defina sua estratégia nacional de desenvolvimento que crie oportunidades de investimento lucrativo para os empresários através:
- da garantia de um mercado interno em expansão no qual os salários crescem com a produtividade;
- de uma taxa de câmbio competitiva ao invés de sobreapreciada que assegure o acesso ao mercado externo às empresas competentes internacionalmente.
Uma estratégia nacional de desenvolvimento é a instituição fundamental para o desenvolvimento econômico; é um conjunto de políticas e acordos formais e informais através do qual a sociedade busca alcançar o desenvolvimento econômico. Nesse processo, o Estado – instrumento por excelência de ação coletiva da sociedade – deverá ser fiscalmente sadio e administrativamente capaz, porque caberá a ele o papel coordenador e indutor em um processo de desenvolvimento econômico no qual empresas em mercados competitivos terão o papel principal.
O Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo realiza sua missão por:
- Manter e apoiar um programa de estudo e pesquisa independente que permita aos pesquisadores do Centro produzirem artigos - acadêmicos e propositivos de formulação de políticas -, livros, relatórios, banco de dados e informações que contribuam com a análise dos temas do Novo-Desenvolvimentismo, e de forma mais ampla, a temas de macroeconomia, microeconomia e economia política;
- Promover e sediar mesas redondas, Fóruns e conferências com membros dos três Poderes, associações de classe e formadores de opinião, com o intuito de debater as grandes questões nacionais e internacionais ligados às políticas públicas do desenvolvimento econômico e à produtividade e competitividade dos países e das empresas;
- Organizar eventos acadêmicos, tais como Seminários, Fóruns e Workshops que produzam dados, materiais e know how aplicado ao escopo do Centro, divulgando-os em etapa posterior;
- Apoiar a realização de grupos de estudos e discussão com estudantes, professores e demais convidados sobre macroeconomia, microeconomia e economia-política.
O escopo de atuação do FGVcnd é a pesquisa acadêmica e aplicada, a elaboração de artigos acadêmicos e sugestões e análises de políticas públicas, a realização de eventos para discussão e disseminação dos temas afeitos ao CND, a disseminação de dados que auxiliem na análise e formulação de tais políticas e a formação de pesquisadores interessados no tema do desenvolvimento e da macroeconomia do desenvolvimento, sempre em associação com instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras que também atuam nestes temas, visando inclusive o intercâmbio e a internacionalização do FGVcnd.
Dado esse escopo, todas as questões ligadas ao desenvolvimento econômico e social, discutidas no âmbito do Novo Desenvolvimentismo, e que impliquem em discussão teórica e propositiva de políticas públicas para viabilizar o alcance dos objetivos de catching up de forma sustentável, fazem parte de nossa área de atuação. Nesse sentido, a missão, o escopo e as atividades do FGVcnd são totalmente compatíveis com o campo de pesquisa que se espera de um curso de pós-graduação em Administração Pública e Governo e, de forma mais ampla, com a tradição da Fundação Getulio Vargas, que é contribuir para a definição de uma política nacional de desenvolvimento para o país e para a formação dos altos quadros da administração pública e empresarial.