A Jornada da Baixa Renda Rumo a Inclusão Financeira no Brasil

A Jornada da Baixa Renda Rumo a Inclusão Financeira no Brasil

O projeto “A Jornada da Baixa Renda Rumo a Inclusão Financeira no Brasil” tem como o objetivo principal documentar a jornada de indivíduos de baixa renda e pequenos negócios no sistema financeiro formal do Brasil. Este estudo visa informar reguladores, formuladores de políticas e provedores de serviços financeiros para aprofundar a inclusão financeira no país.

O estudo irá explorar pontos de entrada comuns para a primeira conta bancária de uma pessoa de baixa renda e o subsequente uso ao longo do tempo, incluindo diferentes tipos de produtos financeiros, o projeto se destaca por seu foco na segmentação por gênero, regiões, ocupações, idade e raça.

O escopo do projeto abrange análises aprofundadas em áreas como uso de pagamentos, programas de transferência de governo para pessoa (G2P), pagamentos comerciais e dinâmicas de crédito, além de examinar o impacto da regulamentação no comportamento do consumidor e no cenário competitivo dos comerciantes. A metodologia combinará análise quantitativa, com dados fornecidos por bancos, provedores de pagamento e o Banco Central do Brasil, e análise qualitativa, que incluirá pesquisas do lado da demanda em regiões e segmentos específicos

Este projeto de 18 meses se divide em três fases, culminando na publicação de um relatório final que se tornará uma publicação do Banco Central, acompanhado de disseminação de descobertas local e internacionalmente, em parceria com o Banco Central.

Principais Pesquisadores:

- Eduardo Diniz

- Rafael Schiozer

- Lauro Gonzalez

- Adrian Cernev

 

 Parceiros:

- Bill & Mellinda Gates Foundation (Patrocinador)

- Banco Central do Brasil

Ensino