Dinheiro de Propósito Específico

Dinheiro de Propósito Específico

Moedas digitais complementares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Moedas de propósito específico: Moedas digitais complementares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nosso sistema monetário convencional, caracterizado pelo dinheiro de uso geral (DUG), é uma das travas para o crescimento econômico. O DUG (GPM), pressupõe uma economia na qual todos os valores possuem a mesma medida. Porém, esse sistema exclui da participação econômica aqueles indivíduos e organizações que não podem competir na esfera do valor criado pelos bancos. O DUG também promove o aumento da globalização e do transporte de longa distância, pois as pessoas que procuram os melhores negócios tendem a comprar commodities produzidas com menor custo de mão de obra. O que implica em um impacto ambiental de escala global.

Portanto, o objetivo deste projeto de pesquisa é conceituar os alicerces de uma moeda digital de propósito específico (MDPE) e sua infraestrutura para criar um sistema socioeconômico complementar que capture e transacione categorias de valor diferentes daqueles que transacionados no âmbito do DUG. 

O projeto possui duas etapas. Primeiro, será realizado uma revisão sistemática da literatura sobre iniciativas locais de economia complementar, com objetivo de mapear as principais práticas que podem dar suporte à MDPE.

Na segunda etapa, será realizada uma pesquisa primária por meio de estudos de caso internacionais para identificar os fatores (ex: governança e gestão), partes interessadas (ex: comunidades, autoridades locais) e condições (ex: conversibilidade monetária) necessários para o desenvolvimento de um MDPE que estimule a produção e o consumo sustentáveis. Ao aplicar abordagens das ciências humanas, como a antropologia, para investigar o DUG como um artefato que gera práticas insustentáveis, o projeto esclarecerá como o design de uma moeda digital de propósito especial pode promover práticas mais sustentáveis.

O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar, passando por áreas como: Estudos de Design, Ecologia Humana, Ciência da Sustentabilidade e Empreendedorismo.

Instituições envolvidas: Fundação Getulio Vargas - EAESP; École des Hautes Études Commerciales de Montréal; Lund University; Maastricht University e Brunel University London.

Mais informações:http://www.specialpurposemoney.com

Ensino