- Finanças e Microfinanças
Fintech e Inclusão Financeira no Brasil

Desafios e oportunidades
Fundadores de startups, pesquisadora e consultor financista discutem iniciativas que aprimorem o funcionamento do mercado financeiro e, ao mesmo tempo, gerem inclusão na área de finanças. A discussão do assunto acontece no evento "Fintech e Inclusão Financeira no Brasil: Desafios e Oportunidades", realizado na FGV.
O dia de palestras é uma realização do Centro de Microfinanças e Inclusão financeira da Fundação Getulio Vargas (FGVcemif) com apoio do International Finance Corporation (IFC) e patrocínio do Banco Itaú.
As palestras foram ministradas pelos fundadores da fintech Avante, Bernardo dos Guimarães Bonjean, da KOIN, Ricardo Laureano, da IOUU, Bruno Sayão; pela Pesquisadora do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif), Erica Siqueira; e pelo consultor de instituições financeiras, Alexandre Darze.
Perfil dos palestrantes
Bernardo dos Guimarães Bonjean
Fundador e CEO da Avante, uma das fintechs de maior crescimento na América do Sul, focada no empoderamento do setor de microempreendedores de baixa renda. Com mais de 50 milhões de reais concedidos, a Avante está impactando a vida de dezenas de milhares de indivíduos e suas famílias, alavancando novas tecnologias e causando uma disruptura no cenário financeiro do Brasil. Como um empreendedor de impacto, Bernardo tem se tornado um pregador e disseminador do Capitalismo Consciente, liderando empresas e iniciativas financeiras, que geram um enorme impacto na vida das comunidades, dos colaboradores, fornecedores e acionistas.
Ricardo Laureano
Fundador da KOIN, Ricardo é um investidor do Mercado de Pagamentos há mais de dez anos. Já fundou duas empresas relacionadas a métodos de pagamento, a primeira em 2011, nomeada de Maxipago Gateway de Pagamentos, API que permite aos estabelecimentos aceitarem diversos meios de pagamento, além de possiblitarem o uso de diversas funcionalidades, que otimizam o dia a dia de qualquer negócio. Tal empresa foi comprada pela Rede em 2014, porém Ricardo continua com participação ativa como Membro do Conselho.
A segunda aposta de Ricardo foi a Koin Pagamentos S.A., na qual ele acumula os papéis de fundador e CEO. A Koin é a primeira e única solução de crédito virtual pós-pago para compras online da América Latina. Permite que os consumidores façam compras em lojas virtuais e só paguem quando receberem os produtos, além disso oferece vantagens aos lojistas.
Bruno Sayão
Fundador da IOUU, Bruno Sayão é formado em Marketing pela FGV de São Paulo. Fez cursos no mercado financeiro (Ciclo de Crédito, CPA 10 e 20, Mercado de Capitais, etc) e tem 11 anos de experiência em empresa de tecnologia, nas áreas de vendas corporativas e marketing, com foco exclusivo em clientes do Mercado Financeiro (Bancos, Financeiras, Corretoras, Factorings, Seguradoras e Meios de pagamento).
Erica Siqueira
Pesquisadora do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif), estuda fintech e inclusão financeira no doutorado na FGV. É mestre pela FEA USP, especialista em Administração pela FGV e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Mackenzie. Erica é professora da Estácio, atua há mais de 15 anos na área de TI desenvolvendo e implantando sistemas.
Alexandre Darze
Senior Operations Officer na Internacional Finance Corporation (IFC). Tem mais de 16 anos de experiência na área de consultoria para instituições financeiras, foi diretor executivo em três empresas de consultoria, pelas quais liderou projetos em diferentes países da América Latina e África, trabalhando com bancos de varejo, bancos de middle, cooperativas de crédito, instituições de microfinanças e bancos de desenvolvimento.
Assista aos vídeos contendo o resumo da fala de cada um dos palestrantes
- Confira aqui a participação de Bernardo Bonjean - fundador da Avante
- Confira aqui a participação de Ricardo Laureano - fundador da Koin
- Confira aqui a participação de Bruno Sayão - fundador da IOUU
- Confira aqui a participação de Érica Siqueira - pesquisadora do FGVcemif
- Confira aqui a participação de Alexandre Darze - Senior Operations Officer da Internacional Finance Corporation (IFC)