Inovando na gestão dos resíduos sólidos urbanos: desafios e caminhos para o Brasil

O principal objetivo deste manual e do webinar é apresentar conceitos e ferramentas para os municípios i) realizarem diagnósticos e planejamentos, ii) implementarem iniciativas e eixos para o gerenciamento e inovação nos RSU e iii) fazerem o uso de indicadores de avaliação de desempenho.
Sustentabilidade

Inovando na gestão dos resíduos sólidos urbanos: desafios e caminhos para o Brasil

Local

https://www.youtube.com/watch?v=tewExVMiIrA

Endereço

Canal da FGV no Youtube

Data do evento

28/06/2021
sim

Horário

15:00 até 16:00

Objetivo

Em 2020 o Centro de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Escola de Administração e Economida da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEISA-EAESP) realizou dois importantes webinars sobre o tema dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Em agosto, em celebração aos 10 anos da Política Nacional e Resíduos Sólidos, foi realizado o webinar “O Futuro dos Resíduos no Brasil” e em outubro o webinar “Inovando na Gestão dos RSU: Desafios e Caminhos para o Brasil”, onde 6 municípios brasileiros apresentaram boas práticas de Gestão dos RSU.

E neste momento, em que as administrações públicas municipais estão em seu primeiro ano de mandato, temos a honra de convidar a todas(os) para participarem do webinar de lançamento do “Manual Prático para Inovação em Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”.

O principal objetivo deste manual e do webinar é apresentar conceitos e ferramentas para os municípios i) realizarem diagnósticos e planejamentos, ii) implementarem iniciativas e eixos para o gerenciamento e inovação nos RSU e iii) fazerem o uso de indicadores de avaliação de desempenho.

Para isto o webinar irá contar com a participação dos autores do manual e Pesquisadores do CEISA, Professor José Antônio Puppim de Oliveira, Rodrigo Bellezoni e Michel Xocaira Paes. O webinar também contará com a presença do Presidente da Abrelpe, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho e moderação do coordenador do CEISA, Professor Gesner Oliveira. O evento ocorrerá no dia 28 de junho de 2021 das 15h às 16h (horário de Brasília) e será transmito no canal oficial da FGV no Youtube.

Palestrantes: José Antônio Puppim - Professor e Pesquisador da Fundação Getulio Vargas Michel Xocaira - Pesquisador do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas Rodrigo Bellezoni - Pesquisador da Fundação Getulio Vargas Carlos Roberto Vieira - Presidente da Abrelpe

Moderação: Gesner Oliveira - Professor e Coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV.

 

 

 

Conteúdo

O crescimento populacional ocorrido nas últimas décadas, aliado aos intensos processos de urbanização e consumo, têm gerado elevada busca por matéria e energia, além de crescente geração de resíduos. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e essa
proporção deve aumentar para 70% até 2050 (Nações Unidas, 2017).

E são através dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados nas cidades onde se pode identificar a maior parte dos impactos causados por uma gestão ineficaz. Estes resíduos são basicamente divididos em uma fração úmida e orgânica (como resto de alimentos e resíduos vegetais) e outra, composta por materiais secos e com potencial para reciclagem (como plásticos, papéis, vidros e metais).

Uma fração menor e menos útil dos resíduos é chamada de rejeito (plásticos metalizados, papéis e plásticos contaminados, fraldas, fezes de animais e lixo de banheiro), cujas características inviabilizam sua comercialização e/ou reciclagem. Avanços tecnológicos e de gestão ocorreram nas últimas décadas em busca das soluções desta problemática, porém, principalmente nos países em desenvolvimento, a gestão dos RSU ainda se apresenta como grandes desafios e obstáculos às gestões públicas municipais.

Este manual é fruto do Projeto “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil: Uma Análise das Inovações Institucionais em Políticas Públicas Municipais”, financiado pela Fundação
de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado e executado pelo Departamento de Gestão Pública (GEP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com foco nas boas práticas de gestão municipal sobre RSU no Brasil, foi idealizado em meados de 2018, sendo iniciado no final do mesmo ano. O plano inicial era lançar sua publicação em 2020 (ano em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completaria 10 anos), porém, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) sua publicação foi postergada para 2021. A nova data de lançamento coincide com os novos mandatos das prefeituras (que devem ocorrer entre os anos de 2021 e 2024), visando assim, a geração de resultados práticos para estas administrações.

 

 

Anexos

  • Manual Prático para Inovação em Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos
    O crescimento populacional ocorrido nas últimas décadas, aliado aos intensos processos de urbanização e consumo, têm gerado elevada busca por matéria e energia, além de crescente geração de resíduos. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050 (Nações Unidas, 2017). E são através dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados nas cidades onde se pode identificar a maior parte dos impactos causados por uma gestão ineficaz. Estes resíduos são basicamente divididos em uma fração úmida e orgânica (como resto de alimentos e resíduos vegetais) e outra, composta por materiais secos e com potencial para reciclagem (como plásticos, papéis, vidros e metais). Uma fração menor e menos útil dos resíduos é chamada de rejeito (plásticos metalizados, papéis e plásticos contaminados, fraldas, fezes de animais e lixo de banheiro), cujas características inviabilizam sua comercialização e/ou reciclagem. Avanços tecnológicos e de gestão ocorreram nas últimas décadas em busca das soluções desta problemática, porém, principalmente nos países em desenvolvimento, a gestão dos RSU ainda se apresenta como grandes desafios e obstáculos às gestões públicas municipais. Este manual é fruto do Projeto “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil: Uma Análise das Inovações Institucionais em Políticas Públicas Municipais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado e executado pelo Departamento de Gestão Pública (GEP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com foco nas boas práticas de gestão municipal sobre RSU no Brasil, foi idealizado em meados de 2018, sendo iniciado no final do mesmo ano. O plano inicial era lançar sua publicação em 2020 (ano em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completaria 10 anos), porém, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) sua publicação foi postergada para 2021. A nova data de lançamento coincide com os novos mandatos das prefeituras (que devem ocorrer entre os anos de 2021 e 2024), visando assim, a geração de resultados práticos para estas administrações. No link abaixo é possível realizar o download completo do MANUAL PRÁTICO PARA INOVAÇÃO EM GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

Próximos eventos

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.