PRÊMIO MELHOR BANCO PARA INVESTIR

PRÊMIO MELHOR BANCO PARA INVESTIR

O “Melhor Banco para Investir (MBI)”, premia os bancos que ofereceram os melhores serviços e produtos de investimentos para os públicos de varejo e varejo seletivo com base nos dados do ano anterior.

Idealizado pelo FGVCef (Centro de Estudos em Finanças) o MBI tem como objetivo premiar os bancos que ofereceram os melhores serviços e produtos de investimentos para os públicos de varejo e varejo seletivo com base nos dados do ano anterior, com distribuição nos maiores estados da federação, e que possuam ao menos 50 agências bancárias.

No MBI é dada ênfase aos fundos de investimentos, por serem produtos de investimentos acessíveis, transparentes, e que possuem diferentes graus de complexidade e sofisticação, que vai, por exemplo, de um fundo indexado ao DI, até um multimercado que aplica os seus recursos no exterior e em derivativos.

São avaliados pela equipe do FGVCef, segundo índices consagrados no mercado e academia, fundos abertos à captação voltados aos segmentos de varejo e varejo seletivo.

Os critérios usados para se definir os ganhadores em cada categoria são: Nota de Fundos (composta pelo desempenho dos fundos e a diversidade de produtos oferecidos nas diversas classes de investimentos), Evolução da taxa de administração dos fundos, Evolução do ticket médio dos fundos, Evolução do número de reclamações dos bancos, Custo dos pacotes bancários, e o Índice elaborado especialmente pelo parceiro Fractal para o MBI. Os dados de reclamações e custo dos pacotes foram obtidos junto ao Banco Central e Febraban.

O índice produzido pela Fractal mensurado com base em entrevistas realizadas com os clientes das instituições que concorreram ao MBI, contempla os seguintes critérios: Qualidade dos produtos oferecidos, Qualidade do atendimento, Extratos / serviços operacionais, Serviços prestados por outros funcionários, Internet banking.

A equipe do FGVCef pondera os diversos indicadores para os segmentos varejo e varejo seletivo, e para as categorias ações, multimercados, e renda fixa, para apurar não somente os vencedores por segmento de clientes e categorias de investimentos, mas também para definir os melhores bancos para investir.

 

Os resultados de 2015 podem ser obtidos clicando aqui.

Os resultados de 2014 podem ser obtidos clicando aqui. 

Os resultados de 2013 podem ser obtidos clicando aqui.

A lista de fundos premiados no MBI 2014 pode ser obtida clicando aqui.

A lista de fundos premiados no MBI 2015 pode ser obtida clicando aqui.

Clique aqui para obter os critérios detalhados do MBI.