
Treinamento do C4H (Compliance4Health)
Local
Endereço
Data do evento
Horário
Objetivo
O FGVethics e o FGVsaúde oferecem o workshop de treinamento gratuito voltado para docentes e profissionais da saúde, em particular de escolas de Medicina, sobre temas relativos ao combate à corrupção, compliance e cultura organizacional para o setor da saúde.
As vagas são limitadas. O treinamento será realizado via ZOOM, de forma síncrona, tendo por conteúdo o detalhamento de módulos educacionais universitários sobre compliance para a área da saúde, disponíveis gratuitamente no site Compliance4Health
Conteúdo
Os módulos educacionais constantes do programa Compliance4Health são o resultado da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional de Saúde, uma ação coletiva, facilitada pelo FGVethics e pelo FGVsaúde, que contou com a participação de diversos profissionais do setor da saúde, de compliance e da área jurídica, num movimento de construção colaborativa, com apoio da Johnson & Johnson e parceria institucional do Instituto Ética Saúde. O objetivo dos módulos educacionais é auxiliar professores universitários, ligados à área da saúde, na preparação de aulas sobre os seguintes tópicos: Corrupção e Anticorrupção; Compliance; e, Cultura Organizacional.
O material didático constante dos módulos educacionais foi desenvolvido para servir como unidades autônomas de ensino, permitindo que os docentes escolham o que usar nas suas disciplinas, sejam elas disciplinas já existentes ou novas, que poderão ser desenvolvidas utilizando o material didático disponibilizado, visando assim atender às necessidades individuais de cada docente.
O workshop de treinamento tem como objetivo capacitar os docentes e profissionais da área da saúde a utilizar o material didático, explorando os exercícios e dinâmicas propostas, bem como auxiliando na adaptação do conteúdo para o contexto educacional de cada docente. O treinamento terá carga horária de 20 horas, e será oferecida nos dias 12, 13, 19 e 20 de julho de 2024, conforme detalhamento abaixo.
O grande diferencial deste workshop de treinamento é que, ao final, o participante poderá trabalhar o material dos temas desenvolvidos e desenhar a sua própria aula, sua própria palestra, de maneira colaborativa com outros docentes participantes do programa da área da saúde.
Haverá certificado de participação para aqueles que frequentarem pelo menos 75% do curso. O processo seletivo será realizado pelo FGVethics e pelo FGVsaúde.
Agenda
Consulte a programação abaixo.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link do Google Forms https://forms.gle/ADvxdxTgJzRJzG7u6 até a data de 1 de julho às 20h00, horário de Brasília. O resultado do processo seletivo será comunicado até o dia 3 de julho, através de e-mail.
Processo Seletivo
O processo seletivo contará com apenas uma fase, onde serão avaliados o Currículo Lattes e a motivação dos candidatos. Estão habilitados a se inscrever quaisquer docentes ou profissionais do setor da saúde, de qualquer instituição, mas preferência na escolha será data a docentes de escolas de medicina. Para a avaliação do interessado (a) será necessário encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida (Google Forms), com a indicação para o link de acesso ao currículo lattes (plataforma lattes - http://lattes.cnpq.br/ ), além de um parágrafo detalhando a motivação para participação no workshop de treinamento e os planos para disseminação de seu conteúdo em sua respectiva instituição de ensinou através de palestras (400 palavras máximo). O objetivo é selecionar candidatos de todas as regiões do Brasil, de forma equilibrada.
Qualquer dúvida por favor escreva para o e-mail ethics@fgv.br ou fgvethics@gmail.com
Convidados















Programação
12.07.2024
-
19:00Abertura e Aula Magna (19h00 às 20h30)Noite Abertura: Ligia Maura Costa (FGVethics), Ana Maria Malik (FGVsaúde), Janaína Pavan (Johnson & Johnson), Carlos Eduardo Gouvea (Instituto Ética Saúde). Aula Magna: Renato Freire Casarotti (Diretor de Relações Institucionais Grupo AMIL, Vice-Presidente ABRAMGE), Moderadora Ana Maria Malik (FGVsaúde)
13.07.2024
-
09:00Corrupção e Anticorrupção (9h00 às 10h30)Ligia Maura Costa (Professora FGV EAESP, Coordenadora Geral FGVethics)
-
10:30Intervalo (10h30 às 11h00)Intervalo
-
11:00Corrupção e Anticorrupção (11h00 às 12h30)Cláudia Massaia (Advogada Sênior de Compliance)
-
13:30Compliance (13h30 às 15h00)Luciana Stocco Betiol (Professora FGV EAESP, Coordenadora Executiva FGVethics)
-
15:00Intervalo (15h00 às 15h30)Intervalo
-
15:30Compliance (15h30 às 17h00)Christine Santini (Consultora jurídica, Árbitra, Coordenadora de Integridade e Experiência do Paciente, Prevent Senior)
19.07.2024
-
19:00Aula Magna ( 19h00 às 20h30)Linamara Rizzo Battistella (Professora Titular Fisiatria, Medicina Física e Reabilitação, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Moderadora Ana Maria Malik (FGVsaúde)
20.07.2024
-
09:00Cultura Organizacional (9h00 às 10h30)Paulo Marzionna (Professor IESEG School of Management)
-
10:30Intervalo (10h30 às 11h00)Intervalo
-
11:10Cultura Organizacional (11h00 às 12h30)Amanda Rossi (Repórter UOL)
-
13:30Compliance e Integridade na Divisão MedTech (13h30 às 15h00)Felipe Maester (Compliance Officer, divisão MedTech, J&J)
-
15:00Integridade e Compliance em Saúde (15h00 às 15h20)Dary Alves (Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará)
-
15:20Integridade e Compliance em Saúde (15h20 às 15h40)Raquel Barbosa (Coordenadora adjunto do Curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes)
-
15:40Intervalo (15h40 às 16h00)Intervalo
-
16:00Integridade e Compliance em Saúde (16h00 às 17h00)Gonzalo Vecina (Médico Sanitarista, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP). Moderadora: Ana Maria Malik (FGVsaúde)
-
17:00EncerramentoLigia Maura Costa (FGVethics), Ana Maria Malik (FGVsaúde), Janaína Pavan (Johnson & Johnson) e Carlos Eduardo Gouvêa (Instituto Ética Saúde)