Treinamento do C4H (Compliance4Health)

Treinamento do C4H (Compliance4Health)
Compliance & Anticorrupção

Treinamento do C4H (Compliance4Health)

Local

FGV EAESP

Endereço

Evento On-line Via ZOOM

Data do evento

12/07/2024
sim

Horário

08:00

Objetivo

O FGVethics e o FGVsaúde oferecem o workshop de treinamento gratuito voltado para docentes e profissionais da saúde, em particular de escolas de Medicina, sobre temas relativos ao combate à corrupção, compliance e cultura organizacional para o setor da saúde.

As vagas são limitadas. O treinamento será realizado via ZOOM, de forma síncrona, tendo por conteúdo o detalhamento de módulos educacionais universitários sobre compliance para a área da saúde, disponíveis gratuitamente no site Compliance4Health

 

Conteúdo

Os módulos educacionais constantes do programa Compliance4Health são o resultado da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional de Saúde, uma ação coletiva, facilitada pelo FGVethics e pelo FGVsaúde, que contou com a participação de diversos profissionais do setor da saúde, de compliance e da área jurídica, num movimento de construção colaborativa, com apoio da Johnson & Johnson e parceria institucional do Instituto Ética Saúde. O objetivo dos módulos educacionais é auxiliar professores universitários, ligados à área da saúde, na preparação de aulas sobre os seguintes tópicos: Corrupção e Anticorrupção; Compliance; e, Cultura Organizacional.

O material didático constante dos módulos educacionais foi desenvolvido para servir como unidades autônomas de ensino, permitindo que os docentes escolham o que usar nas suas disciplinas, sejam elas disciplinas já existentes ou novas, que poderão ser desenvolvidas utilizando o material didático disponibilizado, visando assim atender às necessidades individuais de cada docente.

O workshop de treinamento tem como objetivo capacitar os docentes e profissionais da área da saúde a utilizar o material didático, explorando os exercícios e dinâmicas propostas, bem como auxiliando na adaptação do conteúdo para o contexto educacional de cada docente. O treinamento terá carga horária de 20 horas, e será oferecida nos dias 12, 13, 19 e 20 de julho de 2024, conforme detalhamento abaixo.

O grande diferencial deste workshop de treinamento é que, ao final, o participante poderá trabalhar o material dos temas desenvolvidos e desenhar a sua própria aula, sua própria palestra, de maneira colaborativa com outros docentes participantes do programa da área da saúde.

Haverá certificado de participação para aqueles que frequentarem pelo menos 70% do curso. O processo seletivo será realizado pelo FGVethics e pelo FGVsaúde.

 

Agenda

Consulte a programação abaixo.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link do Google Forms https://forms.gle/ADvxdxTgJzRJzG7u6 até a data de 1 de julho às 20h00, horário de Brasília. O resultado do processo seletivo será comunicado até o dia 3 de julho, através de e-mail.

 

Processo Seletivo

O processo seletivo contará com apenas uma fase, onde serão avaliados o Currículo Lattes e a motivação dos candidatos. Estão habilitados a se inscrever quaisquer docentes ou profissionais do setor da saúde, de qualquer instituição, mas preferência na escolha será data a docentes de escolas de medicina. Para a avaliação do interessado (a) será necessário encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida (Google Forms), com a indicação para o link de acesso ao currículo lattes (plataforma lattes - http://lattes.cnpq.br/ ), além de um parágrafo detalhando a motivação para participação no workshop de treinamento e os planos para disseminação de seu conteúdo em sua respectiva instituição de ensinou através de palestras (400 palavras máximo). O objetivo é selecionar candidatos de todas as regiões do Brasil, de forma equilibrada.

Qualquer dúvida por favor escreva para o e-mail ethics@fgv.br ou fgvethics@gmail.com

 

Convidados

Amanda Rossi
Amanda Rossi - Repórter do núcleo de jornalismo investigativo do UOL
Repórter há 18 anos, teve o trabalho reconhecido por oito premiações nacionais e uma internacional. No UOL, publicou reportagens investigativas sobre a comercialização de dados de saúde, sem consentimento de médicos e pacientes, e sobre conflitos de interesse na medicina.
Ana Maria Malik
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e Doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1991), professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. , membro do conselho de gestão delegada - Serviço Social da Construção Civil, professora colaborador e orientadora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro do conselho da alass da Associação Latina Para Análise dos Sistemas de Saúde, , coordenadora do FGVsaude da Fundação Getulio Vargas - SP e diretora adjunta do PROAHSA da Fundação Getulio Vargas - SP. Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade (ABQ) desde 2015. Membro do Comite de Saúde do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desde agosto de 2019. Acadêmica eleita para a Academy of Quality and Safety in Healthcare (IAQS) desde maio 2020. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestao em saúde, gestão e administração em saúde, administração em saúde, planejamento em saúde e gestao de segurança.Participa do conselho do GENiE group (Global Educators Network for HealthCare Innovation Education). e fez paret do Advisory Panel on Value Based Healthcare , the Financing Future Innovation of Medicines and Health Investment LATAM- Economist Intelligence Unit (EIU). Visiting Scientist na Harvard School of Public Health - Health Systems Group, Global Health and Population 2018/19.
Carlos Eduardo Gouvêa
Carlos Eduardo Gouvêa - Diretor de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde
Administrador Público (EAESP/FGV) e Advogado (USP), com mestrado em Administração (OneMBA / FGV), atualmente é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, presidente do Conselho de Administração da ABIIS – Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, assim como Presidente Executivo da CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial e um dos fundadores da ALADDIV – Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro.
Christine Santini
Christine Santini - Consultora jurídica e árbitra - legal consultant and arbitrator
Christine Santini é consultora jurídica e árbitra (Fellow do Chartered Institute of Arbitrators), com vasta experiência em direito privado e público como Juíza de primeira instância e Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (1987/2021). É graduada pela Faculdade de Direito da USP e concluiu o MBA Executivo em Direito – Gestão e Business Law da FGV. Foi membro do Conselho Consultivo da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde; e hoje integra o Conselho Consultivo de Estratégia e Inovação da Prevent Senior; o Conselho Consultivo do Instituto Phaneros; o Conselho Consultivo do IBGConf - Instituto Brasileiro de Gestão de Conflitos; e a Comissão Permanente de Governança e Integridade da OAB/SP. Tem forte atuação na área multidisciplinar de Direito e Medicina, sendo membro honorário do Instituto Ética Saúde.
Cláudia Massaia
Cláudia Massaia - Advogada Sênior de Compliance / Senior Compliance Attorney
Cláudia Massaia é advogada especializada em compliance com reconhecimento no Chambers Global 2023 e no Chambers Brazil 2022. Cláudia possui vasta experiência na elaboração e implementação de programas de compliance para multinacionais, conduzindo investigações complexas em múltiplas jurisdições e prestando aconselhamento estratégico durante monitoramentos impostos por autoridades brasileiras e estrangeiras. Cláudia atuou no combate à corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e comportamento antiético, especialmente no contexto da Operação Lava Jato. Na área da saúde, Cláudia possui experiência na condução de due diligence de terceiros e em M&As, assim como em investigações independentes e no cumprimento da Lei de Transparência de Minas Gerais. Cláudia foi Coordenadora do Comitê de Compliance na ABIMED. Cláudia possui mestrado (LLM) pela Fordham University com dupla especialização, em Corporate Compliance e Banking, Corporate and Finance. Cláudia também atuou no New York Office of the Attorney General na divisão de crimes financeiros.
Dary Alves Oliveira
Dary Alves Oliveira - Professor do magistério superior, lotado no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (public higher education professor, based in the Department of Pathology and Forensic Me
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1979), em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 1987). Especialização em Patologia, Nutrologia e Estudos Clássicos. Aperfeiçoamento em Biossegurança pela FIOCRUZ. Treinamento em Compliance para Área da Saúde pela FGV EAESP. Mestrado em Patologia Tropical pela UFC. Doutorado em Saúde Pública pela UNINTER. Atualmente é professor do ensino superior concursado (1983) do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades nos seguintes temas: estudo da violência por causas externas; patologia ambiental; patologia do câncer gástrico; patologia dos radicais livres; fotobiomodulação com LASER e LED; desnutrição; dietética; compliance e integridade na área da saúde; tratados do Corpus Hippocraticum e história da medicina. Autor de livros como: Sinopse de Medicina Legal; Estudo de Necropsias Forenses; Câncer Gástrico no Ceará; Hipócrates Deontológico, Inspirações; Seara de Asclépio; Paradigmas Éticos na Saúde Pública nos Códigos Brasileiros de Ética Médica; Ares, Águas e Lugares - Inspirações Hipocráticas; entre outros. Membro da Academia Internacional de Patologia, da Sociedade Brasileira de Nutrologia Médica e da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Coordena o projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará: "Preservação de Livros Históricos de Medicina".
Felipe Martins Maester
Felipe Martins Maester - Health Care Compliance Officer | Diretor de Conformidade com a Saúde
Advogado experiente com atuação em grandes empresas. Atualmentge, é Diretor de Compliance para Saúde na Johnson & Johnson MedTech, reponsável por defenir estratégias de Compliance e suporte a novos modelos de negócio no Brasil. Anteriormente, liderou relações trabalhistas e sindicais na América Alatina e Brasil, gerenciando negociações coletivas e temas relacionados à Compliance de Recursos Humanos. Também é membro do Conselho Fiscal da J&J Prev, contribuindo para a supervisão das contas e auditorias. Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e é fluente em inglês e espanhol.
Gonzalo Vecina
Gonzalo Vecina - Médico Sanitarista
Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex presidente da Anvisa ex secretário municipal de saúde de São Paulo e ex CEO do Hospital Sírio Libanês.
Janaína Maluf Pichinin Pavan
Janaína Maluf Pichinin Pavan - Diretora Sr. de Heathcare Compliance – Medtech Latam | Healthcare Compliance Sr. Director – Medtech Latam
Advogada com mais de 20 anos de experiência. Sua trajetória teve início em 2002, em um dos maiores escritorios do Brasil - Tozzini Freire, onde atuou por 8 anos com contencioso cível e mercado de capitais. Em 2009, trabalhou como foreign associate no escritório global Clifford Chance, em Nova York, onde adquiriu experiência internacional. No eu retorno, aceitou o desafio de trabalhar in house, tendo atuado por 12 anos no private equity Patria Investimentos. Lá teve a oportunidade de ser responsavel pelos departamentos jurídicos e de compliance de empresas de diversos setores, incluindo saúde. Nos 5 últimos anos no Patria, foi Chief Legal and Compliance Officer da Elfa Medicamentos, companhia aberta com foco na distribuição de medicamentos e medical devices. Há 2 anos se juntou à Johnson & Johnson, atualmente exercendo a liderança de Healthcare Compliance da Medtech para a America Latina.
Ligia Maura Costa
Ligia Maura Costa - Professora Titular FGV EAESP | Coordenadora geral FGVethics | Sócia Ligia Maura Costa, Advocacia
Professora titular FGV EAESP, coordenadora geral FGVethics. Foi professora na Sciences Po e Universität St Gallen e professora visitante na HEC Paris, Tsinghua University e St. Petersburg State University. Livre-docente e bacharel em direito pelo Largo São Francisco, doutora e mestre pela Université de Paris, pós-doutorado na Sciences Po e pesquisadora na University of Michigan Law School. Integra o Conselho Global sobre o futuro da Boa Governança do World Economic Forum (2023-2024), a lista de experts da Anti-Corruption Academic Initiative – UNODC, o conselho de Ações Coletivas do Pacto Global Rede Brasil, além de conselhos de ética de empresas. Advogada, presta consultoria em compliance e direito internacional a empresas, governos e organismos internacionais. Autora de artigos, capítulos de livros e livros no Brasil e no exterior. Presidente da Comissão Permanente de Governança e Integridade OAB-SP. Conselheira estadual eleita OAB-SP (2022-2024).
Luciana Stocco Betiol
Luciana Stocco Betiol - Professora da graduação e pós-graduação FGV EAESP | Coordenadora executiva FGVethics
Professora FGV EAESP, coordenadora executiva FGVethics. Bacharel em direito pela PUC de São Paulo. Mestre e Doutora também pela PUC de São Paulo. Trabalhou como consultora externa da UNESCO no tema de educação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Mediadora privada na área ambiental. Conselheira do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor). Trabalhou como Coordenadora da dimensão natureza do produto do Índice de Sustentabilidade Empresarial - FGV e Bovespa-B3. Autora de livros e artigos no tema de meio ambiente, consumo, produção e compras sustentáveis e combate à corrupção, disponíveis em português e em inglês. Secretaria da Comissão Permanente de Governança e Integridade da OAB-SP (2022-2024).
Renato Freire Casarotti
Renato Freire Casarotti - Diretor de Relações Institucionais Grupo AMIL | Vice-Presidente ABRAMGE (Associação Brasileira dos Planos de Saúde)
Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 2001, Renato tem especialização em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP e em Direito do Estado e da Regulação pela FGV-RJ. Há mais de quinze anos ocupa cargos de liderança nas áreas jurídica e de relações institucionais em grandes empresas brasileiras e multinacionais. Foi presidente da ABRAMGE por três anos, tendo participação de inúmeros eventos e audiências públicas para debater os desafios e o futuro da saúde brasileira.

Programação

12.07.2024

  • 19:00
    Abertura e Aula Magna (19h00 às 20h30)
    Noite Abertura: Ligia Maura Costa (FGVethics), Ana Maria Malik (FGVsaúde), Janaína Pavan (Johnson & Johnson), Carlos Eduardo Gouvea (Instituto Ética Saúde). Aula Magna: Renato Freire Casarotti (Diretor de Relações Institucionais Grupo AMIL, Vice-Presidente ABRAMGE), Moderadora Ana Maria Malik (FGVsaúde)

13.07.2024

  • 09:00
    Corrupção e Anticorrupção (9h00 às 10h30)
    Ligia Maura Costa (Professora FGV EAESP, Coordenadora Geral FGVethics)
  • 10:30
    Intervalo (10h30 às 11h00)
    Intervalo
  • 11:00
    Corrupção e Anticorrupção (11h00 às 12h30)
    Cláudia Massaia (Advogada Sênior de Compliance)
  • 13:30
    Compliance (13h30 às 15h00)
    Luciana Stocco Betiol (Professora FGV EAESP, Coordenadora Executiva FGVethics)
  • 15:00
    Intervalo (15h00 às 15h30)
    Intervalo
  • 15:30
    Compliance (15h30 às 17h00)
    Christine Santini (Consultora jurídica, Árbitra, Coordenadora de Integridade e Experiência do Paciente, Prevent Senior)

19.07.2024

  • 19:00
    Aula Magna ( 19h00 às 20h30)
    Linamara Rizzo Battistella (Professora Titular Fisiatria, Medicina Física e Reabilitação, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Moderadora Ana Maria Malik (FGVsaúde)

20.07.2024

  • 09:00
    Cultura Organizacional (9h00 às 10h30)
    Paulo Marzionna (Professor IESEG School of Management)
  • 10:30
    Intervalo (10h30 às 11h00)
    Intervalo
  • 11:10
    Cultura Organizacional (11h00 às 12h30)
    Amanda Rossi (Repórter UOL)
  • 13:30
    Compliance e Integridade na Divisão MedTech (13h30 às 15h00)
    Felipe Maester (Compliance Officer, divisão MedTech, J&J)
  • 15:00
    Integridade e Compliance em Saúde (15h00 às 15h20)
    Dary Alves (Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará)
  • 15:20
    Integridade e Compliance em Saúde (15h20 às 15h40)
    Raquel Barbosa (Coordenadora adjunto do Curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes)
  • 15:40
    Intervalo (15h40 às 16h00)
    Intervalo
  • 16:00
    Integridade e Compliance em Saúde (16h00 às 17h00)
    Gonzalo Vecina (Médico Sanitarista, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP). Moderadora: Ana Maria Malik (FGVsaúde)
  • 17:00
    Encerramento
    Ligia Maura Costa (FGVethics), Ana Maria Malik (FGVsaúde), Janaína Pavan (Johnson & Johnson) e Carlos Eduardo Gouvêa (Instituto Ética Saúde)

Patrocinadores e Apoiadores

Apoio

  • Johnson & Johnson

Próximos eventos

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.