BootCamp de Inverno em Compliance & ESG

Compliance & ESG

BootCamp de Inverno em Compliance & ESG

Local

FGV EAESP

Endereço

Online

Data do evento

23/07/2021 até 30/07/2021
nao

Horário

19:00 até 20:30

Objetivo

O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG (Environmental, Social, Governance – Ambiental, Social e Governança) tem como objetivo tratar dos principais aspectos de compliance em matéria ambiental, social e de governança. O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG é destinado aos jovens de até 30 anos de idade, estudantes ou não, que tenham concluído o ensino médio ou técnico profissionalizante completos até a data da inscrição e que desejem se tornar agentes éticos de mudança nas suas comunidades e empresas. O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG será online, por meio da plataforma de treinamento ZOOM, e ocorrerá no período de 23 a 30 de julho de 2021.

Conteúdo

O conteúdo do BootCamp de Inverno em Compliance & ESG ajudará aos participantes a desenvolver os instrumentais de sucesso para a conscientização dos valores e princípios de integridade, responsabilidade social, sustentabilidade e anticorrupção.

 

Carga Horária

O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG será dado de forma interativa e incluirá seis (6) módulos online.

Carga horária total: 12hs

Sendo, atividades síncronas: 9hs

atividades assíncronas: 3hs (feitas off-line)

 

Metodologia

Cada um dos seis (6) módulos educacionais terá, conjuntamente, dois (2) docentes, sendo um acadêmico e o outro um expert. Os módulos terão exemplos de casos práticos, baseados em experiências reais de Compliance & ESG e nos conhecimentos acadêmicos, trazendo assim uma visão única para o BootCamp de Inverno.

 

Participantes

O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG é destinado aos jovens até 30 anos de idade, estudantes ou não, que tenham concluído o ensino médio ou técnico profissionalizante completos até a data da inscrição.

 

Inscrição

O BootCamp de Inverno em Compliance & ESG tem o valor de R$ 550,00, podendo ser parcelado. Os alunos e ex-alunos da FGV têm valores diferenciados para a participação no BootCamp de Inverno em Compliance & ESG. Os descontos não são cumulativos.

Inscreva-se clicando aqui.

As vagas são limitadas e as inscrições se encerram cinco (5) dias úteis antes do início do BootCamp de Inverno em Compliance & ESG ou ao atingir o número máximo de vagas. 

As inscrições só estão confirmadas após efetivação do pagamento.

 

Bolsas

Serão oferecidas quatro (4) bolsas de estudo para os participantes que que não puderem arcar com o custo da inscrição. Para solicitar uma bolsa, clique aqui e preecha o formulário. 

 

Certificado de Conclusão

Após a conclusão do BootCamp de Inverno em Compliance & ESG com pelo menos 70% (setenta por cento) de presença e mediante a efetivação do pagamento total em caso de parcelamento, os participantes receberão ​​ um Certificado de Conclusão da Iniciativa Educacional BootCamp de Inverno em Compliance & ESG do Centro de Estudos FGVethics da FGV EAESP.

A agenda abaixo traz a proposta de estrutura e de conteúdo.

Convidados

Alexandre Gazzotti (Analista ESG Itaú Asset Management)
Alexandre Gazzotti possui mais de 15 anos de atuação no mercado financeiro e de capitais. Desde 2014 é o analista ESG da Itaú Asset Management, responsável pela avaliação ESG de empresas para os portfólios de renda fixa e renda variável. Antes de se juntar a Itaú Asset foi analista de grandes projetos enquadrados nos Princípios do Equador no Unibanco. Alexandre é advogado, possui pós graduação em direito ambiental pela PUC-SP e MBA em Economia pela FGV.
Carlo Verona
Carlo Verona (Sócio Demarest Advogados)
Sócio das áreas de Compliance, Contencioso e Arbitragem e Investimentos Alternativos de Demarest Advogados. É mestre pela Universidade de Londres Queen Mary & Westfield College e bacharel em direito pela PUC-SP. Tem experiência em arbitragens internacionais. Sua prática na solução de controvérsias engloba infraestrutura, energia, mineração, telecomunicações e construção. Tem experiência com investigações internacionais em questões sobre a lei brasileira Anticorrupção, FCPA e UK Bribery Act, estruturando programas de integridade, investigações internas, acordos de leniência. Sua experiência inclui atuação como advogado internacional em grupos de arbitragem internacional dos escritórios Herbert Smith Freehills e Baker Botts, Reino Unido.
Cláudia Massaia (Advogada especialista em compliance | Demarest Advogados)
Advogada de Demarest Advogados, especialista em leis anticorrupção. Grande experiência na implantação de programas de compliance, investigações internas e due diligence de anticorrupção em projetos de M&A. Vasta experiência na elaboração de memorandos e de consultorias sobre a legislação brasileira anticorrupção e outros assuntos de compliance. Certificado internacional como profissional de compliance (Certified Compliance & Ethics Professional | CCEP-I) pela Society of Corporate Compliance and Ethics; e, certificado de profissional de compliance por notável conhecimento pela LEC – Legal, Ethics & Compliance. Experiência adicional em direito societário e contratos
Julia Rezende (Pesquisadora em Estudos Organizacionais pela FGV-SP | Mestranda)
Graduada em administração de empresas pela FGV EAESP, com duplo diploma em International Economics pela Bocconi University, na Itália e mestranda em Estudos Organizacionais pela FGV-EAESP. Atua em Recursos Humanos há 8 anos, com experiência em startups early-stage e tecnologia, com passagens em fin-tech, educação e Health-tech. Atualmente lidera Talent Acquisition para Brasil e México na Intuit, e pesquisa temas sobre cultura organizacional, gênero e políticas de ações afirmativas voltadas a equidade de gênero nas organizações, ESG, cultura e compliance e liderança organizacional.
Ligia Maura Costa (Professora Titular FGV EAESP | Coordenadora geral FGVethics | Sócia Ligia Maura Costa, Advocacia)
Professora titular e coordenadora do FGVethics na FGVEAESP. Foi professora na Sciences Po e na Universität St Gallen. Foi professora visitante na HEC Paris, na Tsinghua University e na St. Petersburg State University. É Livre-docente e bacharel em direito pelo Largo São Francisco, doutora e mestre pela Université de Paris-X-Nanterre, com pós-doc na Sciences Po e pesquisadora na University of Michigan Law School. Trabalhou na OMC, Legal Affairs Division. Integra aa lista de experts da Anti-Corruption Academic Initiative – ACAD/UNODC e de conselhos de ética de empresas eNGOS. É advogada e presta consultoria em compliance e direito internacional a empresas, governos e organismos internacionais.
Marcelo Zenkner (Sócio TozziniFreire Advogados na área de Compliance e Investigação | Professor Faculdade de Direito de Vitória e FGV/Rio)
Sócio de TozziniFreire nas áreas de Direito Administrativo e Compliance, é doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa e possui mais de 25 anos de experiência na área jurídica, especialmente em compliance e políticas anticorrupção. Foi membro do Ministério Público por 22 anos, atuando no enfrentamento a organizações criminosas e na defesa da probidade administrativa. Foi Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, o primeiro Estado da Federação a aplicar sanções embasadas na Lei Anticorrupção Empresarial. Considerado o segundo executivo de compliance mais admirado do Brasil em 2020 pela revista Análise Executivos Jurídicos e Financeiros.
Margarida de la Riva Smith (Chief Risk Officer Julius Baer Brasil)
É chief risk officer no Julius Baer, banco suíço especializado em wealth management, especialista em compliance, gestão de riscos, combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Tem 22 anos de experiência no mercado financeiro e, recentemente, engenharia e infraestrutura. Trabalhou no HSBC, ABN Amro e Citigroup, como head of compliance para América Latina. Em 2108, pós Lava Jato, implementou o programa de integridade e a estrutura de auditoria interna da construtora Odebrecht, como contrapartida aos acordos de leniência assinados com autoridades do Brasil, EUA e bancos multilaterais. Em 2020, foi concedida a certificação pelo Ministério Público e pelo Departamento de Justiça EUA.
Maria Cecilia Andrade (Advogada especialista em direito econômico, compliance e ESG)
Mestre em ciências jurídico empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em direito da economia e da empresa pela FGV EAESP. Especialização em compliance ambiental, social, de governança e LGPD/PUC-RJ. Membro das Comissões de Estudos de Compliance e Concorrência da OAB/SP e da Comissão de Compliance da Câmera Brasil-Canadá. Coordenadora da Comissão de Compliance do IBRAC. Candidata a Pós-graduação em Sustainable Capitalism & ESG pela Faculdade de Berkeley/Califórnia. Foi Chief Compliance Officer da Odebrecht Transport e Responsável por antitruste e compliance na Odebrecht. Membro do FGVethics. Atualmente é senior advisor da ESG Legacy.
Martim Della Valle (Advogado | Professor da International Anti-Corruption Academy)
É advogado, fundador da law tech Zenith Source e professor visitante da International Anti-Corruption Academy (Viena). Martim foi chefe global de compliance de uma grande multinacional, onde desenvolveu programa que recebeu diversos prêmios e reconhecimentos. Ele foi membro do conselho da Transparency International Belgium e de associações ligadas a compliance na Europa e no Brasil. Martim é doutor em direito internacional pelo Largo São Francisco e publicou dois livros sobre o tema. É também pesquisador do FGVEthics e membro conselho superior do CAM-CIESP/FIESP.
Pedro Ruske Freitas (Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União | CGU)
Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União (CGU). Formado em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – DF e pós-graduando em Neurociência e Comportamento na Pontíficia Universidade Católica – RS. Ocupa, atualmente, o cargo de Diretor de Promoção da Integridade na CGU. Obteve as certificações: Corporate Compliance and Ethics Professional - International (SCCE), Corporate Ethics & Compliance Management (John Cook School of Business, Saint Louis University) e Trace Anti-bribery Specialist Accreditation (Trace International).
Reynaldo Goto (Chief Compliance Officer BRF)
Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Marketing (ESPM), Finanças (FGV) e MBA internacional em Berlim (ESMT). Atuou por mais de 20 anos na Siemens em diversas funções incluindo Engenharia, Logística, Estratégia e Regulatório. Foi CEO da Iriel Industria e Comércio Ltda. Chief Compliance Officer da BRF desde 2018. Membro do Grupo de Trabalho Anticorrupção do Pacto Global da ONU. Colaborador do Grupo de Estudo de Compliance do IBGC. Diretor Institucional da Fundação Nacional da Qualidade. Secretário Executivo do Grupo de Trabalho de Combate a Corrupção e Responsabilidade Social da ICC. Membro do Conselho Consultivo do FGVethics.

Programação

23.07.2021

  • 19:00
    Webinars para assistir off-line até 26/07/2021
    2h00 | Webinars | Integridade e Compliance nos Tempos da Covid-19 | Os efeitos da Covid-19 e o Combate à Corrupção. Questões Pré-aula: Por que diante da alta demanda mundial por equipamentos, diagnóstico e insumos para saúde o risco de corrupção é mais elevado? - Os efeitos da Covid-19 e o Combate à Corrupção | Como combater a corrupção em meio à crise provocada pelo coronavírus?
  • 19:00
    Encontro Online 1 | Boas-Vindas
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 1 - Introdução – Compliance, ESG & Principais Áreas de Riscos | Este módulo de introdução abordará as áreas de risco que são relevantes para os programas de compliance e os aspectos ESG (Ambiental, Social, Governança), incluindo: governança, aspectos socioambientais, direitos humanos e trabalhistas, suborno e corrupção, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse. Docentes Marcelo Zenkner | Ligia Maura Costa

26.07.2021

  • 19:00
    Encontro Online 2
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 2 - Estrutura dos Programas de Compliance das Empresas | Neste módulo, serão apresentadas as principais estruturas operacionais dos programas de compliance das empresas, tais como: papel do responsável, estruturas dos relatórios e instrumentos para o sucesso, levando em consideração os aspectos ESG inerentes aos programas de compliance das empresas. Docentes Carlo Verona | Cláudia Massaia
  • 19:00
    Podcast para ouvir até 27/07/2021
    1h00 | Podcast Ethics4All Compliance & Saúde Questões Norteadoras: Como a indústria da saúde enfrenta os riscos de uma situação de não-compliance? Quais os principais desafios e oportunidades decorrentes da Covid19? Compliance & Agronegócio Por que o setor do agronegócio representa grandes desafios e oportunidades para o compliance? Por que o Ministério da Agricultura lançou o Selo + Integridade, o programa brasileiro de conformidade do agronegócio?

27.07.2021

  • 19:00
    Encontro Online 3
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 3 - Mapeamento, Avaliação e Gestão nos Programas de Compliance e Integridade e os Aspectos ESG | O mapeamento, a avaliação e a gestão dos riscos é parte fundamental de um programa de compliance, ao lado dos aspectos ESG. Neste módulo serão entendidos os conceitos básicos para realizar o mapeamento, a avaliação e a gestão dos riscos. Docentes Martim Della Valle | Pedro Ruske Freitas

28.07.2021

  • 19:00
    Encontro Online 4
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 4 - Cultura Organizacional & Compliance. Qual o Papel do ESG? - A cultura da empresa desempenha papel crítico na gestão dos riscos de compliance. Neste módulo examinaremos as melhores práticas de mudança comportamental, para buscar uma cultura organizacional de integridade. Docentes Margarida de la Riva Smith | Julia Rezende

29.07.2021

  • 19:00
    Encontro Online 5
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 5 - ESG Investimento & Compliance | A busca por um melhor desempenho nas dimensões ESG está transformando o papel tradicional das empresas e a forma de investimento e geração de lucros. Este módulo explorará essas mudanças e, especialmente, o que elas significam para os programas de compliance. Docentes Reynaldo Goto | Maria Cecília Andrade

30.07.2021

  • 19:00
    Encontro Online 6 - Encerramento
    19h00 - 20h30 (1h30) | Módulo 6 - Estudo de Caso Prático | O estudo de caso ajudará a entender como premissas falsas na execução de projetos podem encobrir falhas e comprometer programas de compliance, afetar aos stakeholders e comprometer os lucros das empresas. Docentes Ligia Maura Costa | Alexandre Gazzotti

Próximos eventos

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.