Pesquisa sobre demanda e oferta de professores no Brasil

Pesquisa sobre demanda e oferta de professores no Brasil

Estudo sobre a educação nacional

A pesquisa proposta está vinculada ao eixo Educação. Ela busca compreender a oferta e demanda de professores no Brasil, respondendo as seguintes perguntas: há falta de professores? Ou seja, há mais demanda do que oferta de professores? Se sim, onde está esse desequilíbrio? Isto é, em quais etapas de ensino, áreas do conhecimento e Regiões brasileiras a demanda supera a oferta? Além disso, esta pesquisa buscará compreender os fatores que explicam esse desequilíbrio, assim como os desenhos de políticas que seriam efetivos para responder a esse desafio.

Objetivos da pesquisa  

  1. Estimar a demanda e a oferta realizadas e projetadas de professores no Brasil, assim como a localização de ambas no território nacional;
  2. Sistematizar a produção bibliográfica internacional e nacional sobre o tema da oferta e demanda de professores, assim como os efeitos de um eventual descompasso entre elas para a qualidade da educação, e entrevistar um conjunto de especialistas para compreender em maior profundidade os fatores que explicam o desequilíbrio entre oferta e demanda;
  3. Analisar qualitativamente a situação de alguns municípios brasileiros que sejam representativos do universo de municípios, buscando apresentar situações cotidianamente enfrentadas pelos(as) gestores(as) públicos e coletar boas práticas no tema da oferta e demanda de professores, de forma a gerar reflexões e propostas de caminhos para o Brasil nas áreas de carreira e formação docente.

 

Desde a sua criação em 1989, o FGVceapg desenvolve vários e importantes projetos e pesquisas. O presente estudo tem o apoio do Instituto Península.

 

Participantes

 Coordenação

  • Profº Fernando Luiz Abrucio

 Equipe

  • Profº Fernando Luiz Abrucio
  • Profº Gustavo Andrey Lopes Fernandes
  • Catarina Ianni Segatto
  • Kate Dayana Rodrigues de Abreu
  • Giovanni Di Pietra
  • Fabiana Paschoal Sanches de Moura (FGVceapg - Coordenação administrativa)