Métodos Inovadores de Ensino
O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e oferecer uma análise aprofundada sobre as principais experiências nacionais e internacionais de matrizes referenciais da atuação de professores da educação básica sob a ótica da política pública e da qualidade do produto – matriz de referenciais docente – desenvolvido.
Para alcançar o objetivo explicitado, a equipe explorou e registrou diferentes experiências a respeito do desenvolvimento e implementação de matrizes de referenciais da atuação docente. Este registro foi apresentado em um descritivo de cada experiência selecionada e em uma tabela comparativa entre experiências, que explicitou as principais semelhanças e diferenças entre as matrizes.
O registro contou com: Apresentação das características gerais de matrizes referenciais de atuação docente construídas no Brasil e no mundo; Foi essencial destacar a estrutura/formato de organização das matrizes e o grau de detalhamento do conteúdo e dos parâmetros utilizados, considerando tanto os parâmetros gerais aplicáveis a todos os professores quanto, quando foi o caso, especificidades por disciplina e/ou nível de ensino; Apresentação dos processos de construção e implementação das matrizes referenciais analisadas, avaliando as condições (técnicas e políticas) que permitiram ou que inviabilizaram a implantação de cada uma.
Nesse sentido, buscou-se destacar: Se a matriz foi elaborada como elemento apartado de outras políticas, para que servisse de base às demais políticas educacionais, ou se foi desenvolvida a partir de uma política específica (exemplos: concurso nacional docente, avaliação de cursos de formação inicial, etc); Se a estratégia de construção e implementação da matriz foi feita por etapas (ex: iniciando pela Educação Infantil até chegar ao Ensino Médio); Que órgão do governo ou instituição liderou a construção da matriz; Qual foi o tempo de construção da matriz; Se houve envolvimento de professores ativos na construção e, em caso positivo, como se deu esse envolvimento; Qual referencial teórico que norteou a construção; Que órgão do governo ou instituição liderou a implantação da matriz; Como foi o processo de implantação da matriz; Se já é possível identificar mudanças que surgiram a partir da implantação da matriz e quais políticas foram diretamente impactadas por isso; Qual a relação entre os resultados esperados e os obtidos na implantação da matriz, com relação à aderência por parte de educadores e gestores de educação; Se já houve processo de revisão da matriz após a implantação e, em caso positivo, por qual motivo e como se deu.
As experiências nacionais e internacionais que já foram mapeadas serviram de ponto de partida para essa pesquisa:
Brasil:
- Concurso nacional de ingresso na carreira docente (INEP: 2009-2012)
- Município de Jacareí - SP
- Município de Manaus – AM
- Protocolos da atuação docente – Estado de SP
- Referentes de atuação – Fundação Carlos Chagas
- Fundação Bradesco
- PED Brasil
- Projeto Trilhas (Instituto Natura)
- Somos Educação
Exterior:
- Argentina
- Austrália
- Canadá (Ontario)
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Estados Unidos da América (especialmente Califórnia, Nova Iorque e Michigan)
- México
- Peru
- Portugal
- Cingapura
- Escócia
- Finlândia
- Inglaterra
- Nova Zelândia
Apoio:
- Todos pela Educação
Coordenação:
- Profº Fernando Luiz Abrucio
Equipe:
- Profº Fernando Luiz Abrucio
- Catarina Ianni Segatto
- Lara Elena Ramos Simielli
- Fernanda Castro Marques
- Beatrice Rolim
- Fabiana Paschoal Sanches de Moura (FGVceapg, Coordenação administrativa)
Período de execução do projeto
- De junho a dezembro de 2017