Desenvolvimento de Governo Eletrônico
O Projeto LOSI investiga a presença online das prefeituras, avaliando seus portais, de forma a contribuir com a medição do progresso do governo eletrônico nos municípios.
Objetivos
- Entender a presença online dos municípios brasileiros
- Avaliar os portais online das cidades em termos de recursos tecnológicos, disponibilização de conteúdo e serviços e mecanismos para participação e engajamento local
- Descrever quais são os serviços públicos online e telessaúde para enfrentamento à pandemia de COVID-19 disponibilizados pelas prefeituras
Contexto da pesquisa
Desde 2001, com edição bianual, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA) e a Divisão para Instituições Públicas e Governo Digital, com a parceria de outras instituições globais, realiza a pesquisa sobre o ‘Índice de Desenvolvimento do Governo Eletrônico’, a qual apresenta a prontidão do Desenvolvimento do Governo Eletrônico dos Estados Membros das Nações Unidas. A fim de ampliar o entendimento do uso das TICs no nível de governos locais, desde a edição de 2018 a UNDESA em parceria com a Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas em Governança Eletrônica Orientada por Políticas (UNU-Egov), incorporou na publicação o estudo que avalia os portais de governo eletrônico de municípios usando o ‘Índice de Serviço Online Local’. O Índice é composto por 80 indicadores relacionados a quatro dimensões 1) recursos de tecnologia; 2) prestação de serviços online; 3) provisão de conteúdo e 4) participação e engajamento.
Em 2021, o FGV CEAPG aceitou o convite para implementar o Projeto Piloto do ‘Índice de Serviço Online Local’ no Brasil. Foram selecionadas todas as capitais estaduais e municípios com porte populacional igual ou superior a 500 mil habitantes, totalizando 53 municípios pesquisados. Esta amostra é representativa da população brasileira, nos 53 municípios habita cerca de um terço da população (32,6% segundo a estimativa de 2020 do IBGE ou 69 milhões de habitantes).
A coleta de dados ocorreu entre junho e julho de 2021. Foram utilizados três instrumentos 1) observação estruturada dos portais de governo eletrônico das prefeituras; 2) questionário eletrônico enviado às prefeituras; 3) observação estrutura sobre indicadores de serviços públicos online e telessaúde para enfrentamento à pandemia de COVID-19
Os resultados dessa etapa no Brasil já foi publicado e você poderá acessar os dois relatórios clicando nos seus respectivos links: Desenvolvimento de Governo Eletrônico: índice de serviço online local em municípios brasileiros e E-Government Development: local online service index in brazilian municipalities (Executive Summary).
Em 2024, uma nova etapa de coletas de dados teve início e posteriormente, os resultados serão publicados nessa página.
Apoio institucional
- Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
Instituições parceiras
- United Nations University, Operating Unit on Policy-Driven Eletronic Governance (UNU-Egov)
- United Nations Department of Economic and Social Affairs (UNDESA)
Coordenação da pesquisa
- Prof. Maria Alexandra Cunha
- Erico Przeybilovicz
Equipe de pesquisa
- Amanda Caroline Convento
- Ana Flávia Martins de Lima
- Beatriz Moraes Santos
- Bianca Mendes Pires Ji
- Carlos Daniel Martins Sampaio
- Débora de Lira Costa Tavares
- Fabiano Jorge Soares
- Gabriela Gorenstein Lerner
- Helena Fontão Sarti
- João Pedro Haddad Belon Fernandes
- João Sabino Bueno de Azevedo
- Júlia Roberta Klein
- Lais de Brito Martins
- Lorenzo Prandini
- Luiz Renato Belia Unger
- Marianna Porchat Cicivizzo
- Nicole Messias
- Nicole Mourad Pereira
- Sophia Volkmer Medeiros Santana
- Teresa Harari
- Thiago José Tavares Ávila
Coordenação administrativa
- Fabiana Paschoal Sanches de Moura
Links importantes