Pesquisa traça perfil de doadores de recursos para causas de Direitos Humanos

• Políticas e Administração Pública

Pesquisa traça perfil de doadores de recursos para causas de Direitos Humanos

09.05.2019

Estudo da FGV analisa autores desse tipo de iniciativa que possuem alta renda

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg/FGV EAESP) lança o relatório “Pesquisa Comportamental sobre Doadores de Alta Renda” dia oito de maio em São Paulo. O estudo desenvolvido em parceria com a Conectas Direitos Humanos (organização sem fins lucrativos voltada para a promoção e proteção dos Direitos Humanos), contou com o apoio do FGV Pesquisa e também do Fundo BIS do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), que teve a pesquisa como finalista do 1º edital do Fundo.

O estudo traça o perfil social, demográfico e comportamental dos potenciais doadores brasileiros de alta renda, além de suas motivações e interesses em doar para causas de Direitos Humanos. A pesquisa gera conhecimento sobre filantropia e cultura de doação em Direitos Humanos no Brasil, promovendo a troca de informações para o fortalecimento das organizações do terceiro setor.

Durante o evento, o professor da FGV EAESP, Mario Aquino Alves, e a diretora-executiva da Conectas, Juana Kweitel, destacam a importância de se considerar este público como potencial doador e embaixador para causas de Direitos Humanos. A pesquisa indica que a resistência e aversão ao tema dos Direitos Humanos tende a ser menor do que parece entre doadores de alta renda. Segundo Alexandre Abdal, pesquisador do FGVceapg e coordenador da pesquisa, ao contrário do que sugere o senso comum, práticas de doação são diversificadas e arraigadas entre população de alta renda.

O  relatório da pesquisa, que inclui recomendações de aplicação, está disponível para download no site do Conectas, onde também é possível acessar os microdados do estudo e fazer tabulações online

Saiba mais sobre o FGVceapg