Pesquisa Comportamental sobre Doadores Médios

Pesquisa Comportamental sobre Doadores Médios

A Pesquisa Comportamental sobre Doadores Médios está sediada no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da FGV EAESP, com parceria da Conectas Direitos Humanos, e é financiada pela própria FGV EAESP, por meio do GVPesquisa, e pelo Fundo BIS, iniciativa orientada para fomento da cultura de doação. 

O objetivo da pesquisa é investigar o universo dos chamados indivíduos de média e alta renda em meio de carreira, mais conhecidos como doadores médios. Principais pilares:

•    Mapeamento do perfil sociodemográfico, ocupacional e setorial dos doadores médios;
•    Identificação de seus hábitos e práticas de solidariedade e cidadania;
•    Análise dos condicionantes associados a tais hábitos e práticas.

A pesquisa se fundamenta em uma estratégia multimétodos que combina, de forma rigorosa e independente, evidências bibliográficas e documentais com trabalho empírico qualitativo e quantitativamente orientado. Em sua primeira fase, mapeará o perfil sociodemográfico, ocupacional e setorial do universo de pesquisa (doadores médios) mediante a manipulação de fontes secundárias e públicas de informação, especialmente a Rais (MTE) e a Pnad (IBGE). Depois realizará um grupo focal com profissionais liberais, diretores de grandes empresas/corporações e funcionários públicos de alto nível, a fim de avaliar suas práticas de solidariedade e cidadania. Por fim, haverá um survey com questionário autopreenchido deste mesmo público, buscando informações e opiniões a respeito dos hábitos e práticas de solidariedade e cidadania.

A seleção e convite de pessoas para a composição do grupo focal e da amostra do survey está em conformidade com as boas práticas de pesquisa científica e de ética acadêmica. A partir de um cadastro adquirido e por prática de bola de neve (procedimento pelo qual o pesquisador pede que o respondente indique duas ou três pessoas no perfil desejado), pessoas foram convidadas para compor uma das amostras (focal e/ou survey) e indicar outras pessoas a serem convidadas. 

A pesquisa garante o anonimato e sigilo dos respondentes e suas opiniões, destacando que os resultados alcançados jamais serão utilizados para fins comerciais.