PESQUISA
PESQUISA – EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O campo de empreendedorismo social tem evoluído muito nos últimos anos, tanto no Brasil como no mundo. O ecossistema de empreendedorismo social tem se expandido, com diversas organizações atuando no fomento de empreendedores. No entanto, ainda há uma lacuna de conhecimento mais profundo em relação ao perfil dos negócios de impacto social, à governança desses negócios, o perfil dos empreendedores sociais e seus desafios.
A pesquisa proposta busca preencher essas lacunas, sendo parte de uma rede internacional (SEFORIS - http://www.seforis.eu/). Por meio da geração de evidências robustas e foco internacional, visa entender melhor o papel que os negócios de impacto desempenham no desenvolvimento para sociedades inclusivas e inovadoras.
A partir do contexto atual, este estudo objetiva entender as aspirações, motivações e desafios dos empreendedores sociais, com foco em aspectos de governança e atuação em seus mercados.
Busca-se entender como os negócios de impacto empreendem, experimentam e escalam em cinco dimensões: Organização e governança; Financiamento público e privado; Inovações Sociais; Mercado e sociedade; Impacto Social.
Além disso, busca-se entender como o contexto - incluindo as instituições formais e informais que se relacionam com os negócios de impacto – afeta a performance das empresas.