Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

BOLSA DE ESTUDOS

A FGV EAESP concede vários tipos de bolsa para ajudar os alunos que têm necessidade comprovada de auxílio financeiro. São elas:

Tipos de bolsas

Bolsa restituível
 

Cursos atendidos: Todos de Graduação (Administração de Empresas e Administração Pública) e Pós-Graduação, mediante solicitação e comprovação de necessidade.

Alunos de Graduação:

As bolsas restituíveis são aplicáveis para alunos aprovados no Processo Seletivo Nacional, tanto por meio do Vestibular quanto por meio do Enem.

Como funciona: A FGV EAESP concede financiamento da bolsa com ressarcimento obrigatório sem juros, atualizado pela variação do IGP-M, nas seguintes modalidades:

  • Bolsa de Estudo (de 20 a 100% da mensalidade escolar);
  • Bolsa Material Escolar: auxílio semestral para compra de livros e material escolar;
  • Bolsa Alimentação: auxílio semestral para ajuda na alimentação;
  • Bolsa Moradia: auxílio semestral para alunos com grande dificuldade econômica que residem fora da cidade de São Paulo;
  • Bolsa Transporte: auxílio semestral para alunos com grande dificuldade econômica que residem fora da cidade de São Paulo.

A aprovação do pedido do aluno de Graduação para participar da modalidade Bolsa Reembolsável, concedida pelo Fundo de Bolsas da FGV EAESP*, depende da disponibilidade financeira em cada semestre, do número de solicitações e dos percentuais solicitados.

*O Fundo de Bolsas da FGV EAESP é constituído por doações de empresas e de pessoas físicas. Não há qualquer relação com o Fies.

Condições para a manutenção da bolsa:

  • Média geral acumulada superior ou igual a 6,00 (seis);
  • Conduta compatível com as normas acadêmicas.

Atenção: A bolsa não contempla automaticamente o financiamento de créditos adicionais cursados em razão de reprovação (dependências) nem eventual trancamento de matrícula.

Ressarcimento: Para alunos de Graduação, o ressarcimento dos valores ao Fundo de Bolsas da FGV EAESP começa a ser realizado um ano após a data prevista para a formatura. O reembolso será feito durante:

  • Graduação diurna: 4 anos;
  • Graduação noturna: 5 ou 8 anos, de acordo com o perfil socioeconômico do aluno.

Alunos de Pós-Graduação:

O Fundo de Bolsas da FGV EAESP oferece bolsas de estudo de até 50% da mensalidade. O ressarcimento é efetuado pelo aluno imediatamente após o término do curso.

Bolsa não restituível

Cursos atendidos: Todos de Graduação (Administração de Empresas e Administração Pública), mediante solicitação e comprovação de necessidade. Também são atendidos alunos de Mestrado e Doutorado Acadêmico.

Alunos de Graduação:

1) Bolsas para alunos com dificuldade econômica: aplicáveis para alunos aprovados no Processo Seletivo Nacional, tanto por meio do Vestibular quanto por meio do Enem.

A bolsa é concedida pelos 8 semestres previstos para integralização dos 240 créditos que compõem o currículo. A seleção é realizada com base nos seguintes critérios:

  • Necessidade financeira comprovada;
  • Desempenho no processo seletivo.
     

Condições para manutenção da bolsa:

  • Média geral acumulada superior ou igual a 7,00 (sete);
  • Conduta compatível com as normas acadêmicas;
  • Realização ininterrupta do curso, à exceção dos seguintes casos:
    - Intercâmbio estudantil promovido por programa apoiado pela FGV EAESP, com duração máxima de um ano escolar;
    - Convocação para prestação de serviço à nação brasileira.
  • Continuidade da necessidade financeira durante todo o período do curso.

Atenção: O não atendimento de todas essas exigências implica na perda definitiva da bolsa.

Informações complementares:

  • As bolsas por necessidade econômica incluem as taxas escolares (40% da mensalidade) em caso de realização de intercâmbio por um semestre;
  • Alunos que já estão na Graduação não podem postular bolsas de necessidade econômica em caso de reingresso no curso por meio da realização de novo processo seletivo.

 

Alunos de Pós-Graduação (Mestrados e Doutorados Acadêmicos):

A FGV EAESP gerencia bolsas de estudo concedidas pelas agências de fomento CAPES e CNPq e também oferece oportunidades de estudos financiadas pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação Acadêmicos (PPG).

Desde o ano de 2016, todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de mestrados e doutorados acadêmicos* possuem o benefício de isenção da mensalidade*.

A Comissão de Bolsas da Pós-Graduação, constituída por representantes discentes e docentes, realiza um processo seletivo exclusivo para bolsas, possibilitando a participação de todos os alunos que além a isenção da mensalidade, concorrem a bolsas integrais das agencias CAPES, CNPq e PPG.

* Exceto alunos da linha de Competitividade em Gestão do curso de Doutorado em Administração de Empresas.

* Benefício sujeito ao atendimento de regras, critérios e procedimentos internos, detalhados no Manual de Bolsas e Edital exclusivo.

 

2) Diversidade e talento

A FGV EAESP pode conceder outros tipos de bolsas não reembolsáveis levando em conta critérios como diversidade e talento, além de outros definidos pela própria instituição. O número de bolsas não restituíveis varia de semestre a semestre. Há um grande número de bolsas não reembolsáveis para atender alunos de mestrado e doutorado, com dedicação integral à pesquisa.

Mais Informações
 

Para Graduação: +55 11 3799-7777 ou entre em contato.
Para Pós-Graduação: +55 11 3799-3488 ou entre em contato.

 

My company began as a project here in one of FGV EAESP’s classrooms. I started a tech company and it is incredible to know that the school supports innovative projects over time.

Rafael Belmonte
Founding partner of Netshow.me, who has an undergraduate degree in business administration from FGV EAESP

All the ecosystems in which FGV EAESP is inserted stimulate innovation. I want to leave my legacy by having a business that is intelligent, innovative and sustainable.

Anna Lana
Intern at Banco Neon and business administration undergraduate student at FGV EAESP

A faculty that gives you a repertoire and opens up doors is important, and I know that EAESP greatly helped me to reach my current position.

Paula Lindenberg
Vice president of marketing at Ambev, who has an undergraduate degree in business administration from FGV EAESP

For you to develop an innovative business model, the broader your repertoire, the better. FGV EAESP has had an enormous influence on my career and way of thinking.

Frederico Trajano
Frederico Trajano, CEO of Magazine Luiza, who has an undergraduate degree in business administration from FGV EAESP

Veja mais

Excelência em que se confia
A FGV EAESP possui desde 2004 as três mais importantes acreditações internacionais. Apenas 82 das 14 mil escolas de negócios do mundo têm esta tríplice coroa.
São Paulo espera por você
É possível conciliar a melhor formação acadêmica com a experiência de conhecer a capital cultural e financeira do país.